Image Alt
Artigos

Kartódromo de Abrantes

Truques e Dicas de Condução em Kart

INTRODUÇÃO

Antes que comecem com coisas, devo anunciar que nada do que vão ver aqui editado foi inventado por mim. É tudo resultado de uma recolha exaustiva de opiniões de profissionais editadas na Internet e de uma observação meticulosa de vídeos e fotografias disponíveis em variados meios.
Quando comecei a andar de kart, apercebi-me que afinal havia muita gente bem mais rápida do que eu na pista. Comecei a observar os mais rápidos e apercebi-me que a postura deles era diferente da minha. Vi também que as trajectórias e os pontos de travagem também eram bem diferentes.
Eles não nasceram ensinados e tiveram que aprender com alguém.
Fui fazendo perguntas, fui investigando pela Internet e consegui ver que há muitas coisas para aprender, sendo que algumas delas são mesmo muito básicas. Há coisas que parecem insignificantes mas fazem toda a diferença.
Um exemplo:

Um dia li num site inglês que se deviam aproveitar as rectas longas para aliviar as mãos do volante e respirar fundo.

A partir daí, nunca mais acabei uma corrida com dores nos pulsos nem com a boca seca!

Conforme for sabendo de novas coisas, vou traduzindo e publicando. Espero que desfrutem e consigam levar tudo para a pista.

COMO SEGURAR O VOLANTE

Deves agarrar o volante na posição equivalente à dos ponteiros de um relógio às 22:10 horas. Observando fotografias de pilotos profissionais de karting, vês isso mesmo.
Esta posição dá ao piloto uma boa sensação de controlo sobre o kart.

Mas, o mais importante, é que esta posição melhora a transferência de peso do piloto para o eixo dianteiro do kart, dando melhor aderência em curva.

Ao curvar, manténs as mãos firmes e obviamente, uma mão vai descer e a outra vai subir. A mão que faz força sobre o volante deve ser sempre a que empurra para cima, em vez da que puxa para baixo. Assim o peso do corpo é transferido para a parte mais alta do volante e através do efeito de alavancagem, transfere mais peso para o eixo da frente.

POSIÇÃO DE CONDUÇÃO

Quando te sentas num kart, tens que manter as costas direitas e a cabeça levantada. Uma boa postura transmite, ao piloto e aos outros, a sensação de que não se está para brincadeiras… Conta-se até que um piloto muito conhecido chegou a mandar colocar uma barra enorme na viseira do capacete para se auto-obrigar a levantar a cabeça.

Mas, mais uma vez, o mais importante é que nesta posição e com as mãos às 22:10 no volante, melhora-se a transferência de peso do nosso corpo para o kart (no meu caso particular, como só peso 54 kg, é pouco).

Ao curvar, tens que deixar o corpo fluir. Deves manter uma postura firme mas nunca deves contrariar a tendência que o corpo tem de se atirar para o lado de fora da curva. O kart não tem diferencial por isso, em curva, a roda traseira do lado de dentro nem devia tocar no chão. Quanto menos peso tiver, melhor.

CONCENTRAÇÃO CURVA A CURVA

Na pista, a tua atenção tem que ser exclusivamente à próxima curva. Não podes andar na pista a pensar no cronómetro ou na posição em que estás ou quantos pontos vais fazer, etc, etc…

Tens que pensar sempre na próxima curva. Lembrando qual foi o ponto de travagem e a trajectória na volta anterior. Se na volta anterior achaste travaste demais, nesta tens que te lembrar em que ponto travaste para saberes que tens que travar um bocadinho mais tarde desta vez.

Tens que aplicar esta forma de concentração a cada “pentelho” da pista. Se estiveres distraído com pensamentos sobre se estás ou não à frente de um certo gajo ou se estarás a ficar bem nas fotografias, quando chegares às curvas, vais repetir os erros e não evoluis.

A volta rápida deixa de ser a tua causa e passa a ser uma consequência natural.

Um exemplo:

Imagina que ao fazer a curva 1 em Fafe, o kart varre de traseira e “senta-se no chão”, demorando uma eternidade a arrancar outra vez. Em princípio, aconteceu simplesmente porque entraste com velocidade a mais na curva. A primeira solução a experimentar é a de travar um pouco mais cedo. Se andares na pista preocupado “com a morte da bezerra” ou preocupado com o que será logo o jantar, só quando cometeres o mesmo erro é que vais lembrar-te que devias ter decorado o ponto de travagem para travares mais cedo…

DEVANEIO SOBRE ULTRAPASSAGEM

Às vezes passas demasiado tempo atrás de alguém. Sabes que és mais rápidos, mas ficas voltas e voltas por ali… É fácil pensar que deverías ter sido mais corajoso e agressivo, mas, o segredo é outro. Ultrapassar é simples, desde que se treine e se actue da melhor forma. Na maior parte das vezes, o medo é que não deixa que ultrapassemos. O medo de bater ou sacar um pião, etc. Há quem diga que não devemos ter medo. Há quem diga que devemos fechar os olhos e avançar, mas eu não concordo. Primeiro porque isso seria saltar para o desconhecido, coisa que me assusta, e também seria uma manobra mal calculada e que poderia ter todo o tipo de consequências.

Agora ao que interessa.

Primeiro tens que tirar o medo da cabeça. Se estiveres sempre a pensar no que pode acontecer de mau, não sobra espaço nenhum para concentração.

Depois, tens que te especializar em travar tarde. Para se ultrapassar em karting, ou se é muito mais leve na saída de uma curva, ou o nosso kart está muito melhor e ultrapassamos na recta ou então, conseguimos travar mais tarde para a curva mantendo a trajectória e uma boa velocidade.

Para esta manobra tens que mandar uma “patada” no travão e conforme o kart reaja, é que vais largando gradualmente até começares a curvar e acelerar.

De certeza que vais andar aos papéis umas poucas de vezes… mas quem não arrisca, não petisca. É preciso treinar esta manobra, por isso lembra-te… Quando andares sozinho na pista a treinar ou a gerir vantagem sobre alguém, experimenta travar em locais fora das trajectórias normais. Assim, quando tiverem que fazer a sério, já treinaste qualquer coisa.

Outra coisa… nunca fiques “especado” a olhar para quem vai à tua frente. Todos temos a tendência de ir para onde os nossos olhos estão virados. Se passares o tempo todo a olhar para a traseira do outro kart, vais ficar lá eternamente.

Nunca te aconteceu ver alguém a sacar um pião, ficar a olhar e quase bater nele? A mim já aconteceu. Deves olhar sempre para onde queres ir. Olhando para a frente, programando a trajectória.

Quando for a sério, de certeza que vais ter muitas tentativas falhadas de ultrapassagem. Vão haver vezes em que consegues ultrapassar entrando mais cedo na curva, mas mesmo assim, o outro gajo ultrapassa-te logo a seguir na zona de aceleração da mesma curva. Tens que ir tentando até que sejas expert em travar tarde ou então o outro é tão pressionado que acaba por se desconcentrar e ceder.

Última coisa… depois de passares alguém, esquece-o. OLHA PARA A FRENTE. Não te deixes pressionar. Se és mais rápido, vais distanciar-te e “mai nada”. Se não és mais rápido, e estiveres sempre a olhar para trás, ele “come-te” com o dobro da facilidade.

SÉRIE DE CURVAS

Há uma coisa que é preciso saber em relação a qualquer curva.

Ganha-se mais a entrar devagar e a sair rápido do que entrar rápido e sair devagar.

Imagina esta situação prática:

Quanto tempo ganhas em travar mais tarde 1 metro para uma curva? Deve ser para aí 0,1 segundos.

Quanto tempo perdes ao teres que fazer a curva toda sem acelerar, com o kart a subvirar e ainda por cima a veres os outros a acelerarem e passarem por dentro? Deve ser pelo menos 1,0 segundo.

(é só imaginar e fazer as contas)

Ainda por cima, está demonstrado (sei que li isto, mas não sei onde) o seguinte:

– dois carros idênticos ao entrarem numa recta em aceleração idêntica;

– um está a andar a mais 1 Km/h do que o outro;

– no final da recta, o que entrou 1Km/h mais rápido terá uma vantagem de alguns METROS sobre o outro.

Sei que os karts com que andamos têm motores pouco rotativos e esgotam muito antes de a “tal” recta acabar.

Mas dá sempre para ganhar meio kart de vantagem.

Isto tudo só para explicar e lembrar que em qualquer curva ganha-se mais a entrar com cabeça do que com velocidade.

Agora, quando estás perante uma curva e contra curva ou uma chicane, tudo isto tem que ser tomado muito mais em atenção.

A curva mais importante numa situação destas é sempre a última.

É para esta última curva de uma sequência que tens que dedicar toda a tua atenção para a fazeres com o máximo de velocidade possível.

Tens que olhar para essa curva e ver qual é a sua melhor trajectória. Só depois é que pensas na trajectória da curva anterior, fazendo com que a trajectória acabe no exacto sítio em que queres que comece a trajectória da última curva.

Bem… acho que embrulhei um bocado o texto… mas isto é complexo de passar a escrito… desculpa aí!

DEFENDE A TUA POSIÇÃO

Estou agora a começar a escrever esta dica e já estou arrependido.

Quando estou a correr nas provas Faniqueira, são muito poucos os pilotos difíceis de ultrapassar. Com a maior parte de vocês, quando me estou a aproximar, nem me preocupo… vai ser fácil… ele não se sabe defender…

Daqui para a frente, se todos passarem a usar estas técnicas, vai ser mais complicado! Mas que se lixe!

Ora bem. Para começar, aviso que defender trajectórias é igual a piorar tempo por volta. Quando estás a fazer uma trajectória defensiva, não estás a fazer a trajectória mais rápida. Só em situações muito particulares é que é sensato fazer trajectórias defensivas. Se te estiveres a defender de um que vem lá atrás, estás também a perder terreno para o que vai na frente.

Conclusão e moral da história: a melhor defesa é a de guiar mais rápido do que vem atrás… para isso é preciso fazer a melhor trajectória possível fixando a atenção nas curvas que estão à frente e não no piloto que vem atrás.

Assumindo que afinal é mesmo preciso fazer uma condução defensiva porque faltam só duas voltas o que vem atrás está a morder os calcanhares e o que lá à frente já nem se vê, o que é preciso fazer???

Antes de uma curva simples à direita:

Fazes a recta antecedente praticamente encostado à direita. Deixas menos de 1 kart de largura entre o teu kart e a berma direita. Assim, o teu adversário vai ser obrigado a ir pela esquerda e tem que te tentar passar pelo lado de fora da curva. Desta forma ele nunca te vai surpreender, ganhando posição por dentro ao travar mais tarde do que tu! Ao ir por fora e sem poder vir ao vértice da curva, o outro vai ter sérias dificuldades em manter uma boa velocidade, voltando para trás de ti.

Antes de uma curva á direita e contra curva:

Aqui vai ser mais difícil de explicar… Ora bem, já sabes que numa série de curvas, a mais importante é a última.

Para conduzir defensivamente numa situação destas, tens que fazer com que sejas tu a estar do lado de dentro da última curva. Para isso, se tens uma direita com contra curva, o melhor é deixares-te estar ao lado esquerdo da recta, teres cuidado ao fechares a porta e teres a certeza de que vais estar do lado de dentro da contra curva ainda à frente ou a par do teu adversário. Se assim for, ele vai voltar para trás de ti. Se não for assim, ou ele já vai à frente ou então vocês embrulharam-se os dois…

Nunca olhar para trás:

Sei que já disse para não olhar para trás umas poucas de vezes… é porque deve ser importante!

Além de desviares a atenção do que é efectivamente importante, ao dares a conhecer ao que vem atrás de ti que sabes que ele lá está dás-lhe mais força para te tentar ultrapassar. Se ele vir que sabes que ele anda mesmo ali atrás, vai sentir-se muito mais à vontade para arriscar do que se pensasse que tu não sabias!!!! Esta é assim mesmo!!! Além do mais, se ele for “rato”, vai enganar-te, dando-te sensação de que vai por um lado e depois vai por outro!

MAIS UMA SOBRE ULTRAPASSAGEM

Já percebeste que só há duas maneiras simples de ultrapassar:

– em recta, quando o teu kart está mais rápido;

– em curva, ao meter por dentro.

Em relação à situação da recta, não há nada a dizer.

Em relação à situação da curva, já sabes que basta ganhar posição por dentro, travar um bocadinho mais tarde e YÁ TÁ. O problema é que basta o outro ter lido estes textos e não te vai deixar ganhar posição…

Também pode acontecer que o outro te feche a porta (à Schumacher). Cuidado com estas situações porque costumam dar mau resultado. Tens que ter a certeza que ele sabe que estás no buraco da agulha, senão ele pode fechar “sem querer”.

Que outras opções tens? Já te digo…

Se o tipo está a fechar bem à entrada, podes tentar fazer a curva um bocadinho mais largo à entrada para poderes acelerar cedo e teres mais velocidade à saída, ficando a par dele. Só tens que te lembrar que deves ficar a par dele, mas do lado de dentro da curva que vem a seguir. Assim usas uma curva para ganhar posição para a próxima.

Outra opção que tens, é o “bluff”. Decides em que curva ou curvas vais arriscar o “bluff” e durante uma ou duas voltas, simulas que vais tentar passar por fora. Quando vires que o outro começa a tentar fechar-te do lado de fora, tentas atirar-te para o lado de dentro, ganhando posição (isto funciona bem com os que passam a vida a olhar para trás).

Por último, se vires que não dá de maneira nenhuma, deixa de arriscar.

A partir do momento que te apercebes que não dá de maneira nenhuma, o melhor é deixar de tentar mas mantendo-te desperto e coladinho. Se vocês não andarem à luta, andam mais rápido e corres menos riscos de o que vem atrás de ti se aproximar. Ao mesmo tempo, o outro vai na mesma sentir-se pressionado e talvez ele se desconcentre o suficiente para cometer um erro e tu passas sem trabalho e sem risco.


RETIRADO DO BLOG FREEKARTING (TEXTO ORIGINAL EM PORTUGUÊS DE PORTUGAL)

Post a Comment

KARTÓDROMO DE ABRANTES

Estamos abertos todos os dias excepto Segundas e Terças para descanso de pessoal. (Disponibilidade para estes dias mediante de marcação)

Informação

Agosto e Setembro: 10h-12h30 e 14h-19h30; Horário de Inverno - 10h30-12h30 e 14h-18h
Rossio ao Sul do Tejo 2200 Abrantes
Paulo Carvalho - 933 622 093 Carlos Carvalho - 967 527 180 (Chamada para a rede móvel nacional)
Recepção: 241 331 016 (Chamada para a rede fixa nacional)
kartodromo.abrantes@gmail.com
Usamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer recursos de mídia social e analisar nosso tráfego. Também compartilhamos informações sobre o uso do nosso site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise. View more
Aceitar